quinta-feira, 12 de junho de 2014

Propostas para primeiro encontro – Juventude CSJ

Olá pessoal tudo bem? Espero que sim e sempre!!!
Preparar um encontro com jovens é coisa simples, mas ao mesmo tempo precisa ser empolgante e profundo; por isso partilhamos com vocês como fizemos o primeiro encontro aqui no Jardim da Conquista, lembrando que cada realidade tem suas próprias necessidades.

Ao sentarmos para preparar o primeiro encontro procuramos levar em consideração qual a caminhada que queremos fazer? E nós temos a opção de caminhar com o Juventude CSJ tendo como trilha os instrumentais usados no Fórum da Juventude. Fizemos uma leitura do primeiro instrumental, bloco 1.
( Você pode conseguir com a comissão, basta entrar em contato.) Claro que não seguimos tudo o que estava escrito, mas usamos como base.


Tema: Desafios da juventude num mundo globalizado.

Ambiente: imagem com o logo do fórum da juventude, algumas velas pequenas,
três velas onde cada uma tinha uma simbologia, revista da Congregação de José e muitas imagens com a realidade social.

Iniciamos com uma gostosa acolhida dos participantes e para isso fizemos a dinâmica do fósforo:
Em circulo a pessoa que está animando o grupo pega o primeiro palito e acende, depois passa pra frente, como brincar de  “batata quente”, quando o fósforo apaga na mão de um participante, este deve dizer o nome e o que espera deste encontro.(o que dizer é opcional). E assim seguimos até que cada participante tenha dito o nome e suas expectativas.

Acendemos a primeira vela que simbolizou o ENCONTRO.

Cada participante foi convidado (a) a olhar as imagens que tínhamos no espaço preparado, e separar o bom do menos bom, feita a separação, organizamos em dois grupos que deveriam olhar atenciosamente as imagens e depois de analisadas explicar para o grupo porque um lado era o bom e outro o menos bom.

Acendemos a segunda vela que simbolizou a REALIDADE

Diante disso lemos a leitura do evangelho de Mateus 5, 13-16.

E aí pela dinâmica das mãos, que é proposta no instrumental, fizemos com folhas de jornal representando a historia que já está escrita, a/o jovem foi chamado a desenhar e recortar a mão na folha de jornal e em seguida escrever o dom que ele sabe que tem e pode compartilhar com as pessoas. E numa folha branca também desenharam a mão e escreveram um sonho que sabe que é bom não só para si, mas que será uma luz na sociedade. Depois de tudo isso feito cada um/uma partilhou o que escreveu e com todas as mãos juntas montamos uma imagem.
 
Acendemos a terceira vela que simbolizou o SONHO.

Para concluir o encontro cada participante escolheu uma vela pequena que tinha no ambiente, em baixo de cada uma tinha um papelzinho com uma palavra que deveria se tornar um gesto concreto a ser vivenciado até o próximo encontro. Com as velinhas acesas cada um/uma partilhou sua palavra depois rezando a oração da Juventude, encerramos nosso encontro.

Esperamos que essa proposta te inspire a preparar de forma bem legal o seu encontro de jovens. Abraços aqui do Conquista.






2 comentários:

  1. Muito bom! Vou adaptar a proposta para nossos encontros aqui em Vacaria!

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a dinâmica. Parabéns! Que Deus confirme o que começou em cada coração e abençoe a todas.
    Bom final de semana. Um abraço amigo.
    I.Geralda Neuza

    ResponderExcluir