quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Vocação???


Ir. Iraci de Fátima Cirino dos Santos[1]

A palavra vocação, na sua origem possui significado muito profundo e abrangente, e para entender e refletir sobre o seu conceito, a sua definição, primeiramente faz-se necessário compreender que a afirmação do que é vocação, limita o significado em si mesmo. Portanto o verbo “é”, neste caso limita a abrangência de uma palavra que, mais do que nunca, significa um processo abrangente e contínuo, pois trata-se de uma relação com a vida e a vida não se resume em algo estático.

Vocação vem do latim vocatio, “um chamamento”, de vocatus, “pessoa chamada”, de vocare “chamar”, de vox “voz, som, chamado, grito, fala”. Portanto, vocação é um chamado. Percebe-se que vocação relaciona-se com uma realidade que contextualiza o chamado, dirige-se a alguém que é chamado.  E, se alguém é chamado alguém chama.

A vocação está relacionado a uma origem que nem sempre se tem consciência dela que é Deus. O chamado de Deus é universal. Em Deus existe toda a vida planetária. Deus chama para a vida. Deus é vida, Deus e a vida, e Ele chama a criação para partilhar este mistério e chama a pessoa humana para que se torne participante de Sua própria vida.

 Em todo o ser criado é vivificado pela seiva da vida de Deus. E, de modo particular o ser humano constata: eu sou chamado à vida, eu existo porque alguém o deseja, porque sou querido e amado. Em Deus encontra-se a vocação comum que é viver e encontra seu fundamento principal na fé e no amor. O ser humano criado por aquele que é a vida, é chamado para amar como aquele que o chamou. Trata-se de um chamado para o amor.

Para chamar ao amor Deus emite a sua voz, o seu som, o seu grito, a sua  fala. Portanto é preciso reconhecer onde estão as manifestações do chamado de Deus hoje. Ao criar a pessoa humana para o amor, Deus a concede que se torne como ele é, chama para a santidade que é a vocação universal de toda a humanidade, ou seja, dá-lhe a capacidade de amar, de fazer o bem, de buscar forças na Fonte que é nEle mesmo. Portanto, vocação é o chamado de Deus à vida e ao amor para viver e amar.

Bibliografia
SIDGUM, Pius. Configurar-se com Cristo. P. 71. Porto alegre, Nova Prova, 2005.
Site de etimologia. WordPress - 2004 – 2012
Soubias Hervé. Como discernir sua vocação. São Paulo. Paulinas 1999




[1] Irmã da Congregação de São José. Província de Lagoa Vermelha/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário