quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

PADRE POR QUÊ E PARA QUÊ?

FAZ SENTIDO SER PADRE HOJE

Pe. Osmar Coppi - pocoppi@yahoo.com.br e oscoppi@hotmail.com

Ser padre é um jeito de servir. Uma maneira de viver o Batismo na comunidade cristã e no mundo.
É uma vocação, um chamado de Deus e resposta livre e consciente da pessoa humana.

Ser padre não é uma tarefa que alguém assume procurando auto-promoção, status ou poder.
É escolha de Deus. Requer preparação e todo um caminho de discernimento e opções, em vista do Reino de Deus inaugurado por Jesus Cristo.

O sacerdócio é comunitário. Ser padre é, essencialmente, ser presença que indica e ajuda a celebrar a dimensão espiritual da pessoa humana. Não é um “fazer religioso”, mas ser um sinal de Deus nas comunidades e mundo.


O padre é alguém que vive e partilha sua vida e missão para ajudar as pessoas a discernir valores, partilhar esperanças, cultivar práticas libertadoras e semear sentidos no coração da humanidade.


Diante de um mundo que exclui, gera individualismos, fechamento, exuberâncias e grandezas materiais, o padre indica o sentido e horizonte da vida que Jesus revelou em sua passagem pelo nosso planeta. O padre prima pela simplicidade. É sinal que mostra e defende a grandeza da vida humana e de toda a natureza. Ele se faz próximo de todos, especialmente dos pequenos, sofredores e excluídos. Ele aponta sempre para o Absoluto, o Deus da vida presente em nossa história. Ser padre é desejar aprender sempre mais a partir da missão que realiza e do diálogo com as pessoas e realidades. Não basta estudar e saber qual é a missão do padre. Doutrinas são frias, formais e, muitas vezes, meramente legais. Ser padre é acolher e isso nos coloca numa atitude de aprendizado constante.

Ser padre para estimular o povo à gratuidade, à solidariedade, à oração e celebração da vida e esperanças, à meditação, à partilha e a viver no espírito das Bem-Aventuranças. Padre para evidenciar a dimensão de comunhão, fraternidade, alegria e cuidado da vida.

Ser padre é viver a utopia do Reino de Deus: paz, justiça, alimentos, terra, ... vida para todos.

O verdadeiro sacerdócio não está no jeito burocrático e formal de viver a vida e a missão. Acho que esse tipo de padre está “sobrando” em nossa Igreja. O padre humano e espiritual, sacerdote segundo o coração de Jesus Cristo,é presença espiritual. Desse tipo há um bom número. Esses padres fazem a diferença. É possível perceber seus sinais, sua profecia. Eles amam e se deixam amar.

Ser padre, também, para superar e quebrar paradigmas e indicar o novo, as possibilidades de serviço sem autoritarismos, mas na simplicidade e alegria de quem se sente chamado a doar a vida como Jesus nos testemunhou.

Padre é alguém que aprende a olhar as pessoas de frente e acolhe-las com afeto espiritual.

Esse jeito de ser padre faz sentido sempre.


Que tal?

Nenhum comentário:

Postar um comentário