Por Irmã Elenice Buoro
Deus nos convida a ouvir com mais atenção, a não perder de vista o seu amor que se manifesta na história pessoal, na caminhada do povo. Muitas vezes se repetem os apelos:
"Ouve Israel", "escuta", "presta atenção". É como se Deus mesmo nos conduzisse pela mão nesta busca da luz de Páscoa.
"Ouve Israel", "escuta", "presta atenção". É como se Deus mesmo nos conduzisse pela mão nesta busca da luz de Páscoa.
"Procura com grande zelo não te esqueceres de tudo o que viste com os próprios olhos e nada deixes escapar do teu coração por todos os dias de tua vida." (Dt 4,9)
Neste ano há uma proposta especial para nós que vai nos conduzindo a uma descoberta gradativa de Jesus, semana a semana. Afinal, não é o Cristo o centro de nossa fé e da nossa missão?!
Assim, no primeiro domingo da Quaresma percebemos Jesus dando seu sim ao Pai e vencendo o tentador. Ele manifesta que é fiel ao Pai acolhendo a proposta de ser um Messias pobre, simples e não um milagreiro em busca de prestígio.
No segundo domingo contemplamos Jesus Transfigurado; no meio das contradições e dúvidas, Jesus manifesta seu rosto transfigurado aos apóstolos que o verão passar pela paixão.
Com a Samaritana no poço de Jacó, descobrimos que Jesus é a Água viva que mata nossa sede mais profunda.
No quarto domingo, Jesus abre os olhos do cego. Ele é a luz perene que se manifesta ainda hoje a toda pessoa que deseja ver e o busco com sinceridade.
Já no final da quaresma vamos encontrar um sinal eloquente de que Jesus é a Vida perene; Ele ressuscita Lázaro, sinal de sua própria Ressurreição.
Seguimos caminhando passo a passo para viver de modo novo e intenso a Santa Páscoa, quando o Servo amoroso do Pai e do povo, Jesus, vai livremente à Paixão numa entrega de amor total, passando pela Cruz, pela morte mas vencendo na Ressurreição!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário