segunda-feira, 30 de abril de 2012

AMOR E CORAÇÃO, A COMBINAÇÃO MAIS PERFEITA



Iraci de Fátima Cirino dos Santos

Este artigo é continuidade da reflexão sobre o que é vocação. Um assunto que interessa a toda pessoa que paulatinamente vai descobrindo e ampliando o sentido de sua vida ao longo do seu processo de crescimento e desenvolvimento existencial. Vivemos e nos movemos na realidade pós-moderna com uma expressão fortíssima de tendências rodeando a juventude de todos os lados. São tendências pessoais, na vida escolar e acadêmica, nas relações comunitárias, no mundo cultural, no mundo religioso, na sociedade e na política. Portanto, tendência sinaliza movimento e juventude naturalmente está sempre em movimento. É neste contexto que se encontra a juventude numa perspectiva processual e na dupla valência de virtualidades e limites. Também é neste contexto que refletiremos o “chamado de Deus” para a vida pautada pelo amor que vem do Seu coração de Pai misericordioso e amável.

Vislumbrando o chamado universal de Deus à vida, Ele chama a pessoa humana para que se torne participante de Sua própria vida a partir do princípio do amor. Um chamado para amar como Ele amou a humanidade e a cada pessoa em particular na pessoa de JESUS CRISTO. Jesus Cristo pela encarnação, vida, paixão, morte e ressurreição revelou o grande amor de Deus. Esta é a grande mensagem que encontramos na Sagrada Escritura, principalmente nos Evangelhos. Jesus viveu e revelou o verdadeiro amor que predispõe à experiência de oração, que gera e nutre vínculos afetivos, que acolhe e assume fragilidades, que demonstra a capacidade de discernimento para as diferentes escolhas, entende, é paciente, aponta para o coração de Deus onde se encontra a fonte do Amor, refaz o coração, surpreende e envia.

Portanto, sentir, ouvir e responder ao chamado de Deus é deixar-se mover pelo amor. Este é o convite que Deus faz para que cada pessoa possa assumir o desafio de ser Igreja numa resposta criativa, dinâmica e fiel ao projeto de Jesus. Toda a pessoa é chamada a ser discípulo e discípula de Jesus, anunciando, pelo testemunho de vida e pela evangelização, a Boa Nova do Reino. Ouvir o chamado e responder significa uma experiência que acontece na intimidade e na familiaridade com Jesus Cristo, uma experiência com princípio e fundamento no amor que vem do coração de Deus.



Bibliografia

SOUBIAS, Hervé. Como discernir sua vocação, São Paulo: Paulinas, 1999

LIBANIO, J.B. Para onde vai a juventude. Introdução, São Paulo: Paulus, 2011

SIDEGUM, Pius T. Configurar-se com Cristo, Porto alegre: Nova Prova, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário